APRESENTAÇÃO
O Simpósio Internacional de Educação – SINTE, concebido e promovido pela Associação Comunitária Educacional Cícera Tereza dos Santos – ACECTS, é um espaço privilegiado de escuta, debate e articulação de saberes diversos, erigido sobre os pilares da educação popular, da justiça social, da democracia e da dignidade humana. A ACECTS, entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, econômicos, religiosos ou político-partidários, fundada em 14 de setembro de 2009 no município de Mauá – região do Grande ABC Paulista – e com filial em Suzano/SP, tem sua atuação marcada pelo compromisso ético com a inclusão, a equidade e o acesso ao conhecimento como direito inalienável de todos e todas.
Historicamente, a Associação tem se destacado na promoção de práticas educativas voltadas à alfabetização de jovens, adultos e, sobretudo, de pessoas idosas – com idades entre 60 e 85 anos –, garantindo-lhes não apenas o ingresso nos espaços escolares, mas, sobretudo, a inserção digna e participativa na vida social. São sujeitos historicamente excluídos que, por meio da escolarização, resgatam o direito à palavra, ao pensamento crítico e ao protagonismo cidadão. Acreditamos que ninguém é demasiado velho para aprender, e que todo processo educativo é, antes de tudo, um ato político, como nos ensinou Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira.
Nesse contexto, o SINTE emerge como um território simbólico e concreto de resistência e reconstrução, que se distancia de uma lógica excludente e elitista muitas vezes observada em eventos acadêmicos, para acolher e valorizar as experiências que brotam do chão da escola, dos centros comunitários, das periferias urbanas, dos territórios indígenas, quilombolas e rurais, e de todos os espaços em que a educação se realiza como prática de liberdade. Ao mesmo tempo, preserva a excelência acadêmica, promovendo o diálogo crítico com pesquisadores e instituições de ensino superior, tanto do Brasil quanto de outras nações, na tentativa de edificar pontes entre o saber científico e os saberes populares, entre o global e o local.
O Simpósio propõe-se a ser um ambiente dialógico, inclusivo e transformador, onde se discutem os grandes temas que atravessam a educação em suas diversas modalidades e dimensões: a formação docente; os desafios da alfabetização e do letramento; a educação de jovens, adultos e idosos; as relações étnico-raciais e de gênero; a diversidade cultural; os direitos humanos; a sustentabilidade ambiental; o papel das tecnologias na educação contemporânea; e as políticas públicas educacionais.
Ao reunir sujeitos de diferentes contextos sociais, culturais, acadêmicos e profissionais, o SINTE potencializa a construção coletiva de uma educação comprometida com os valores da justiça, da solidariedade, da equidade e da dignidade humana. Trata-se, assim, de um ato coletivo de esperança crítica, que busca (re)fundar a educação como instrumento de transformação social e emancipação dos povos, iluminado pela escuta sensível, pela práxis e pela multiplicidade de vozes que ecoam dos diversos territórios do saber.
PUBLICO ALVO
O Simpósio Internacional de Educação – SINTE é destinado a todas as pessoas comprometidas com a construção de uma educação crítica, emancipadora, inclusiva e plural. Seu escopo abrange uma diversidade de sujeitos, oriundos dos mais variados campos do saber e da prática educativa, configurando-se como um espaço dialógico de acolhimento e valorização das múltiplas experiências pedagógicas.
São, portanto, público-alvo:
Educadores e educadoras das redes pública, privada e comunitária, em exercício nas diferentes etapas e modalidades de ensino – da Educação Infantil à Educação Superior, passando pela Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), Educação Especial, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Quilombola e Educação Profissional e Tecnológica;
Estudantes dos cursos de Licenciatura, Pedagogia, pós-graduação e formação técnica, interessados em aprofundar sua compreensão crítica sobre os desafios e possibilidades da educação contemporânea;
Pesquisadores, intelectuais, agentes sociais e membros da comunidade acadêmica, que atuam na produção de conhecimento acerca das políticas públicas educacionais, das práticas pedagógicas inovadoras e dos temas transversais relacionados à educação, como os direitos humanos, a diversidade, a equidade de gênero, a justiça racial e a sustentabilidade ambiental;
Educadores populares, líderes comunitários, conselheiros de direitos e demais sujeitos atuantes em movimentos sociais, organizações não-governamentais, coletivos e espaços informais de educação, cujas práticas formativas são profundamente enraizadas nos territórios e nas realidades locais;
Pessoas idosas, jovens e adultos em processo de alfabetização e escolarização, que buscam afirmar seu direito à educação, à participação cidadã e à valorização de suas trajetórias de vida e resistência;
Representantes de instituições educacionais nacionais e internacionais, órgãos públicos e organizações da sociedade civil, comprometidos com a construção de políticas educacionais justas, democráticas e comprometidas com o bem comum.
O SINTE, assim, se configura como um fórum plural, intercultural e intergeracional de escuta e troca de saberes, onde todas as vozes são bem-vindas e nenhum conhecimento é invisibilizado. Ao romper com as fronteiras excludentes entre a academia e os territórios populares, o evento promove a construção de uma educação profundamente enraizada no princípio da dignidade humana e na valorização das identidades coletivas que formam o mosaico de nossas realidades educativas.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Formação Docente e Práticas Pedagógicas
1. Contribuir de forma efetiva para a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, promovendo debates que problematizem os desafios enfrentados no cotidiano escolar.
2. Incentivar práticas pedagógicas inovadoras, críticas e inclusivas que valorizem o protagonismo discente, a interdisciplinaridade e a mediação dialógica.
3. Promover ações formativas que fortaleçam a autonomia docente e a construção de saberes pedagógicos fundamentados em experiências concretas e em referenciais teóricos diversos.
4. Estimular a valorização social, cultural e política do magistério, refletindo sobre as condições de trabalho e os direitos dos profissionais da educação.
5. Debater os fundamentos teórico-metodológicos que sustentam as práticas educativas nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, com especial atenção à Educação Infantil e à Educação Especial.
Pesquisa, Ensino e Extensão
6. Fomentar a produção e disseminação do conhecimento por meio da pesquisa científica, especialmente no campo da educação popular e dos saberes construídos no “chão da escola”.
7. Estimular a iniciação científica e a pesquisa-ação como instrumentos de formação crítica e emancipatória para estudantes e educadores.
8. Incentivar a integração entre ensino, pesquisa e extensão universitária, reconhecendo a função social da universidade e seu compromisso com a transformação da realidade.
9. Apoiar a publicação de artigos, resumos, relatos de experiência e pesquisas acadêmicas em anais, e-books e demais formatos digitais, dando visibilidade à diversidade de vozes no campo educacional.
10. Refletir sobre a ética na pesquisa em educação, promovendo a responsabilidade social, o respeito às comunidades envolvidas e a valorização do conhecimento produzido nos territórios.
Internacionalização e Intercâmbios Acadêmicos
11. Promover o intercâmbio de experiências pedagógicas e práticas educativas desenvolvidas em diferentes contextos nacionais e internacionais.
12. Estabelecer redes de colaboração entre instituições acadêmicas, centros de pesquisa e movimentos sociais de diversos países comprometidos com a justiça educacional.
13. Ampliar o repertório teórico e metodológico dos participantes a partir do diálogo com experiências internacionais de educação popular, inclusiva e democrática.
14. Incentivar a participação de pesquisadores e educadores estrangeiros em atividades do simpósio, enriquecendo o debate com perspectivas interculturais.
15. Valorizar o multilinguismo e as múltiplas formas de expressão e aprendizagem como estratégias de aproximação entre povos e culturas no campo educacional.
Alfabetização, Letramento e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA/EJAI)
16. Fortalecer políticas públicas e práticas pedagógicas voltadas à alfabetização e ao letramento de crianças, jovens, adultos e idosos, em consonância com os princípios da educação popular.
17. Valorizar os saberes prévios e as trajetórias de vida de sujeitos da EJA/EJAI como ponto de partida para processos educativos significativos e respeitosos.
18. Promover o diálogo entre educadores e pesquisadores sobre os desafios metodológicos e políticos da alfabetização de jovens e adultos em contextos de vulnerabilidade social.
19. Estimular práticas educativas intergeracionais que integrem crianças, jovens, adultos e idosos em processos de formação continuada e de reconstrução identitária.
20. Contribuir para a superação do analfabetismo funcional e para o acesso pleno à cultura escrita como direito humano fundamental e condição para o exercício da cidadania.
Diversidade, Direitos Humanos e Educação Popular
21. Construir um espaço dialógico e dialético que valorize a pluralidade de saberes, a interculturalidade e os direitos humanos como princípios fundantes da educação emancipadora.
22. Combater, por meio da educação, todas as formas de opressão: racismo, sexismo, capacitismo, LGBTfobia, xenofobia, intolerância religiosa e outras expressões de exclusão social.
23. Defender e fomentar uma educação pública, gratuita, laica, de qualidade socialmente referenciada e comprometida com a inclusão e com a equidade.
24. Promover a escuta sensível de educadores(as) populares e sujeitos historicamente marginalizados, reconhecendo a potência de suas práticas e narrativas pedagógicas.
25. Articular a educação formal e não formal a partir dos princípios da Educação Popular, resgatando a dimensão ético-política do ato educativo como prática de liberdade.
Gestão, Tecnologias e Organização do Evento
26. Refletir criticamente sobre o papel das tecnologias digitais na educação contemporânea, considerando seus desafios, potencialidades e limites.
27. Debater os impactos da inteligência artificial, da cultura digital e da globalização no campo educacional, especialmente no processo de ensino-aprendizagem.
28. Estimular o uso consciente e pedagógico das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas de democratização do conhecimento.
29. Emitir certificação aos participantes, com carga horária definida anualmente pela Comissão Organizadora, assegurando reconhecimento acadêmico e institucional do evento.
30. Garantir a ampla divulgação do simpósio por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, veículos de comunicação, redes sociais e centros acadêmicos, promovendo a acessibilidade e a participação de diferentes públicos.
Educação Ambiental e Sustentabilidade
31. Fomentar a educação ambiental como dimensão transversal, crítica e transformadora, capaz de despertar a consciência ecológica e o comprometimento ético com a preservação da vida em todas as suas formas.
32. Promover debates interdisciplinares sobre as questões socioambientais contemporâneas, incluindo a crise climática, a degradação dos ecossistemas, o consumismo e as desigualdades ambientais.
33. Incentivar práticas pedagógicas que integrem o cuidado com a natureza, a justiça socioambiental e os direitos das futuras gerações, fundamentadas nos princípios da sustentabilidade e da ecologia integral.
34. Valorizar os saberes ancestrais, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e de outras comunidades tradicionais como fontes legítimas de conhecimento ecológico e resistência à destruição ambiental.
35. Estimular projetos educativos voltados à construção de territórios sustentáveis, escolas ecologicamente responsáveis e currículos que contemplem a formação integral do ser humano em sua relação com o planeta.